Setor de Psicologia

A Psicologia Escolar atua de forma preventiva e coletiva com todos as pessoas envolvidas nesse contexto (coordenadores, professores, estudantes, família, auxiliares e demais colaboradores), intervindo nos processos de ensino-aprendizagem e nas relações existentes (professor-estudante, estudante-estudante, professor-professor e demais relações) mediando, através de seus conhecimentos da Psicologia. Esses saberes auxiliam na resolução de questões pertinentes à Educação e ao Desenvolvimento Humano.

O acompanhamento junto aos alunos é diário, por meio de observações e elaboração de intervenções grupais e individuais frente às suas necessidades. Um trabalho sistemático entre psicólogos, professores e coordenação, que envolve a investigação de aspectos do desenvolvimento cognitivo, motor e socioafetivo, que possam ser compreendidos e trabalhados no âmbito escolar e/ou encaminhados a profissionais especializados.

Como o Setor atua?

•  Promove formação profissional de toda comunidade escolar;
  •  Desenvolve um programa de aprendizagem socioemocional, com o objetivo de estimular a compreensão e a regulação das emoções, o engajamento escolar e a melhoria das relações interpessoais dos alunos;
  •  Elabora projetos (bullying, socioemocional, valorização da vida, feira de profissões, entre outros) junto com toda a equipe escolar;
  •  Desenvolve estratégias voltadas para a promoção da inclusão escolar;
  •  Atua na perspectiva psicopedagógica (faz orientação psicopedagógica, adapta material escolar, faz a mediação de provas de alunos com Necessidades Educativas Especiais e produz relatório de desenvolvimento);
  •  Realiza orientação profissional grupal com os alunos enfatizando o autoconhecimento e fornecendo informações acerca das profissões e do mercado de trabalho;
  •  Promove espaços, ligados aos componentes curriculares da educação, voltados ao desenvolvimento integral dos alunos;
  •  Trabalha com orientação de pais e responsáveis.

SOP - Serviço de Orientação Profissional

A escolha profissional também é motivo de atenção especial do SOP do Ensino Médio, onde os alunos recebem orientações, assistem a palestras, participam de diversas atividades e oficinas que os auxiliam nesse momento, facilitando sua escolha profissional.